O Programa de Pós-Graduação em História da UFCG propõe retomar um dos seus importantes eventos, cujo tema principal está direcionado a reflexão sobre o uso e abuso das fontes históricas. O evento se propõe a debater, discutir e difundir os desafios, os limites e as possibilidades que as experiências de pesquisa com a utilização de fontes documentais têm imposto ao ofício do historiador, de modo que novos caminhos e perspectivas sejam delineados para enriquecer e fortalecer a prática da história.
Ampliou-se as fontes para a escrita da História, ampliação essa propiciada, por sua vez, pelo surgimento de um leque de possibilidades teórico-metodológicas, favorecendo o enfoque de variadas temáticas sob diferentes ângulos.
A possibilidade metodológica de se trabalhar com variadas fontes documentais permite também um diálogo ampliado entre a História e outros saberes, como a Antropologia, Linguística, Pedagogia, Geografia, etc., tornando os exercícios de crítica interna às fontes mais rigorosos e produtivos.
Além do que foi exposto, é preciso que cada vez mais as instituições e a sociedade desenvolvam uma consciência de que a preservação das fontes documentais possibilita a valorização da memória local, regional e nacional. Contribuindo para estabelecer um elo entre passado e presente através das pesquisas históricas. As fontes históricas, registradas de diversas formas e em diferentes suportes, devem ser uma preocupação de todos os pesquisadores, não só da área da História, mas de diferentes saberes.
Abre-se, portanto, este Seminário, a trazer à tona diferentes discussões sobre documentos, no intuito de compartilhar saberes e métodos, discutir paradigmas de interpretação em uma perspectiva interdisciplinar.











Realização

Apoio

Encontre-nosSaiba como nos encontrar

Centro de Extensão José Farias da Nóbrega

Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Rua Aprígio Veloso, 882, Bairro Universitário
Campina Grande, Paraíba, Brasil.

 
 

Secretária Geral: Edvânia da Silva Nascimento

Email: snfdph.ppgh@gmail.com

Coordenadora Geral: Profa. Dra. Juciene Ricarte Apolinário (PPGH/UFCG)